quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SH-Parte I


Estamos inaugurando o link "Seção Histórica", que vai apresentar, até o mês de dezembro, uma série de personagens, vítimas das chuvas que atingiram o município de Nova Friburgo em 12 de janeiro de 2011. São trabalhos de documentação fotográfica, em preto-e-branco, produzidas por alunos de jornalismo da Universidade Cândido Mendes, sob a orientação do professor de fotojornalismo Paulo Toscano. O trabalho, que segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social, Liliane Souzella, será objeto de uma exposição fotográfica, deseja mostrar como se encontram os desabrigados, dez meses depois da tragédia.

A exemplo da Farm Security Administration, o trabalho acadêmico da UCAM baseia-se na instituição criada pelo governo de Franklin Roosevelt, em 1935, cuja finalidade era ajudar agricultores atingidos pela pobreza, resultante das terras devastadas pelo uso indiscriminado do solo, tempestades de areia e a queda da Bolsa de Nova York, em 1929.

Para produzir aquela que é considerada uma das maiores documentações fotográficas de uma tragédia, o governo americano criou a Seção Histórica, um braço da FSA, responsável por fotografar os eventos sociais, decorrentes desse fenômeno no período conhecido como “A Grande Depressão Americana”. A idéia principal era sensibilizar a sociedade, obtendo assim o apoio dos mais abastados, e produzir um acervo histórico do evento.