sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Chega de falar do passado! Quem assume tem que fazer...



Os índices pluviométricos alcançados nas tempestades que atingiram a Austrália foram superiores aos da região serrana do Rio de Janeiro. Lá, apenas 22 pessoas morreram porque a população recebeu, com antecedência, avisos de alerta na porta de casa. No Brasil, já são 506 vítimas fatais. A diferença: O grau de responsabilidade e respeito das autoridades.

Da origem ao clímax da tragédia, passamos pela permissividade nas construções em encostas e margens de rios, falta de saneamento, de fiscalização e, por fim, a inexistência de um sistema de escoamento da população, que poderia ser realizado com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, como mostra a excelente reportagem do Jornal O Globo.

225 mortes foram confirmadas em Nova Friburgo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sobrevivente narra cenas da tragédia de Nova Friburgo


Em São Pedro da Serra, 7º distrito de Nova Friburgo, a população sofre coma falta de energia elétrica, água e telefone, desde terça-feira, quando uma forte tempestade atingiu o município. Moradores estão se deslocando para Casemiro de Abreu, via Serramar, único acesso disponível, onde abastecem os automóveis e se comunicam com familiares. Estão esgotadas as pilhas, velas e águas nas prateleiras dos estabelecimentos do distrito. 

Sem registros de vítimas, até o momento, a região tenta recuperar estradas obstruídas pelos desbarrancamentos através dos mutirões, organizados por moradores locais.  Alexandre Borja, funcionário da Viação 1001, que andou 9 horas, de Duas Pedras, onde fica a garagem da empresa,  à São Pedro da Serra, onde reside, narrou para o Blog São Pedro da Serra, com exclusividade, o que ele viu pelo caminho. Veja no www.altodepagina.blogspot.com.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nova Friburgo sofre com chuva forte


Chuvas que atingiram a região serrana, na noite desta terça-feira, causaram deslocamento de barrancos e já inviabilizam os acessos para o município de Nova Friburgo. Agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão usando a Serramar, via Casimiro de Abreu, para chegar nas áreas atingidas. O município está sem luz, água e telefone.