quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013




Exatamente no ano de 1939, em Chicago ( EUA) , nascia  o fisiculturismo. O primeiro campeonato foi o Mister América, onde competidores de diversas modalidades exibiam seus físicos. No Brasil a modalidade, que não é um esporte oficial, é muito difundida, tendo como seu principal campeonato, o Brasileiro de Fisiculturismo. O fisiculturismo, ou culturismo, é um esporte que busca a melhor formação muscular através da musculação. Nas competições, em apresentações coletivas ou individuais, os participantes são avaliados e comparados conforme o volume, simetria, proporção e definição muscular.
 
Em Nova Friburgo, o esporte ainda é desconhecido, mas um atleta da cidade luta por uma visibilidade no cenário. Trata-se de Antônio Carlos Bastos Regattieri, 24 anos, morador do distrito de São Pedro da Serra, aonde chegou apenas com alguns meses de idade. Talvez pelo nome do RG, ninguém o conheça, mas é só perguntar por Tonhão na praça da localidade, que fica fácil encontrá-lo. Tonhão é estudante de Educação Física e atleta de fisiculturismo há três anos. Pratica musculação desde os doze, mas profissionalmente só iniciou nas competições em 2011. Atualmente o atleta treina com o professor Eder Rimes. Além do educador, ele é acompanhado por mais dois profissionais, um nutrólogo e um nutricionista. Nesta modalidade a alimentação é muito importante; próximo das competições o atleta chega a fazer uma refeição a cada duas horas.
 
Mas, nem tudo são flores, Tonhão se encontra sem patrocinadores, e o gasto para manter-se em forma é de R$ 2 mil reais, incluindo alimentação e suplementos alimentares. Para o atleta, o preconceito e desconhecimento da modalidade afastam os apoiadores. O jovem fisiculturista participa por enquanto de competições no estado do Rio de Janeiro. Por causa do alto custo que envolve a participação em alto nível, sua melhor colocação foi no concurso Mister Cabo Frio, em agosto deste ano, onde conquistou o quinto lugar.
 
Em meio aos músculos, o jovem carrega um sorriso característico no rosto, o mesmo que distribui para os clientes do restaurante que trabalha, auxiliando sua mãe, uma das suas maiores incentivadoras. Tonhão almeja elevar o nome do esporte na cidade, além de aparecer como um atleta de ponta no Brasil. Para isso ele pretende apresentar propostas em empresas da cidade e mudar de categoria no fisiculturismo.


Sob a supervisão do professor de fotojornalismo da UCAM de Nova Friburgo, Paulo Toscano, alunos de jornalismo entrevistaram e fotografaram importantes personagens de São Pedro da Serra e Lumiar. Antonio Carlos Bastos Regatieri é o fisiculturista de São Pedro da Serra  que  recebeu os alunos  Rafael Barbosa e Ana Carla  para uma entrevista. Tonhão busca espaço no cenário nacional das competições de Fisiculturismo.