sábado, 25 de agosto de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues


O mundo vivia a primeira grande Guerra, quando Nelson Rodrigues nasceu, em 23 de agosto de 1912. Ainda muito jovem, em 1929, sofreria a primeira grande tragédia em família: seu irmão Roberto era assassinado dentro da redação do jornal "Critica", de propriedade do pai Mario Rodrigues, por uma mulher revoltada com uma reportagem que envolvia seu nome. Vinte e sete anos mais tarde, iria conviver com a Segunda Guerra Mundial. E mais outras guerras durante sua vida, particulares ou não...

Sobre guerras, Nelson escreveu: "Não há guerra barata e repito:_ a guerra é um luxo hediondo de países ricos. A guerra transforma em antipessoa o que tem razão e o que não tem. Para evitar uma guerra é preciso, antes de mais nada, não ter medo de guerra. Mais torpe do que a guerra, é a paz suja, a paz cruel, a paz obscena."

No conhecido Dia D, que refere-se ao início do desembarque de aliados na Normandia, em torno de 80 quilômetros de litoral francês (foto acima de Robert Capa), em 6 de junho de 1944, foram muitas as baixas. O objetivo era libertar a França do domínio alemão, o que foi consolidado em 24 de agosto de 1944.

Neste ano, em 1944, no Brasil, a peça "Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, fazia um estrondoso sucesso, deixando intrigado o próprio presidente Getulio Vargas, conhecido por apreciar o teatro de revista: "O que está havendo com o teatro, que só fala nisso?", perguntava.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues


               ELE CUMPRIU A PROMESSA
SÓ MORTO SAIREI DO CATETE


 No Palácio do Catete, então sede do governo federal no Rio de janeiro, às 8 horas,  do dia 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas cometia o suicídio, com um tiro de revólver no peito.

O jornal Última Hora, fundado pelo jornalista Samuel Wainner com a ajuda de Getúlio, apenas acrescentava ao título, publicado no dia anterior, o subtítulo da manchete fúnebre: Ele cumpriu a promessa. Jornalista mais íntimo do poder, Samuel ouvira da boca do próprio presidente a histórica ameaça.
Com este ato de coragem, Getúlio adiava o movimento de tomada de poder, que só aconteceria 10 anos mais tarde, em 1964. Sobre esse fato da história política brasileira, Nelson Rodrigues escreveu:

"Getúlio estourou o coração, mas preservou sabiamente a cara para a História e para a lenda. Pelo vidro do caixão, o povo espiou o rosto, o perfil intactos. O povo precisa ver seu líder morto. Nada, nem medalha, nem estátua, nem cédula, nem selo substitui o último rosto, o rosto morto."

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Especial: 100 anos de Nelson Rodrigues


Em 1962, Manoel dos Santos, o Garrincha, acabara de ganhar a Copa do Mundo no Chile. O Botafogo disputava o carioca e se encontrava a seis pontos do líder Flamengo. O craque alvinegro, envolvido com a cantora Elza Soares, reclamava do salário com os dirigentes. Naquele momento o anjo de pernas tortas ganhava menos que Amarildo. Sem acreditar nas histórias de miséria contadas pelo amante, Elza foi, pessoalmente, conferir como viviam Nair e sete filhas do craque na modesta casa em Pau Grande. Era verdade. Nilton Santos e o jornalista Sandro Moreyra, melhores amigos, descobriram dinheiro de todas as nacionalidades escondidas em fogão, colchão e vasos de flores. Mané não sabia administrar o que ganhava.

Como aumento, recebeu, dos dirigentes, um apartamento em Copacabana, cujo valor estaria bem abaixo do que pretendia ganhar. Mais uma proposta ouvira destes: Se o Botafogo conquistasse o bi-campeonato carioca, voltariam a conversar sobre salários. O Flamengo, então, por um milagre, perdeu seus últimos jogos, deixando o Botafogo encostar. Na decisão, o craque destruiu a defesa rubro-negra e o alvinegro venceu com três gols seus.

Nelson Rodrigues, então, escreveu o seguinte: "Só houve em campo um nome, uma figura, um show: Garrinhcha. Os outros três campeões do mundo estavam lá também. Mas, Didi, Zagalo e Nilton Santos, pertencem à miserável condição humana. São mortais e suscetíveis de todas as contingências da carne e da alma...Garrincha, não. Garrincha está acima do bem e do mal. Ninguém mais ágil,  mais plástico,  mais alado...Garrinhcha não pensa. Tudo nele se resolve pelo instinto, pelo jato puro e irresistivel do instinto. E, por isso mesmo, chega sempre antes, sempre na frente, porque jamais o raciocínio do adversário terá a velocidade genial do seu instinto. Terminado o jogo, saímos do estádio com a ilusão de que tínhamos visto não um jogo, não dois times, mas uma figura única e fantástica: Garrincha."


segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Pela Copa Interdistrital de futebol amador, o Estrela do Mar FC, que ainda comemorava os 50 anos de fundação, perdeu, neste domingo, pelo placar de 2 x 1, para o Vargem Alta FC, em partida realizada no distrito de Vargem Alta, em Nova Friburgo.  A maioria dos jogadores da equipe do Estrela  curtiram a grande  festa realizada no sábado na sede do clube, em São Pedro da Serra. Mais eficiente, a equipe de masters do Vira Copo FC (foto) venceu o amistoso contra  o time de Conselheiro Paulino por 4 a dois.

A Revista Rio Show de Gastronomia, o Guia oficial de publicação do mais importante prêmio gastronômico da cidade, que vai até o dia 26 de agosto, está divulgando o roteiro de restaurantes participantes  de Nova Friburgo, em encarte para assinantes de O Globo. Entre eles, um dos mais tradicionais, o Gastronomia Ouverney está fazendo parte do circuito. Veja mais...


38.265