terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Djalma, um pai herói...




São Pedro da Serra não é somente um lugar de natureza linda e misticismo no ar. Sua vida cotidiana é marcada pela presença de pessoas especiais, com histórias pra lá de interessantes. É o caso de Djalma Emerick Poubel, 50, comerciante e residente no sétimo distrito de Nova Friburgo há vinte e cinco anos.

Nascido em Trajano de Moraes, município do Rio de Janeiro, do muito além de sua vida profissional gerenciando seu supermercado Dinasa, Djalma é parceiro no sonho de seu filho João Pedro, que deseja se tornar um jogador de futebol.

O jovem de quatorze anos, joga no infantil do Friburguense e Djalma não mede esforços para oferecer ao filho todas as condições para que o sonho se realize. Acompanhar João Pedro nos treinos e torcer com entusiasmo são tarefas, entre outras, que já fazem parte da agenda do comerciante.

O empenho para a realização do sonho é tão grande que foi graças a essa empreitada, que Djalma venceu o vício do alcoolismo. Depois de uma vida atribulada por conta dos inconvenientes do vício, Djalma recebeu um impacto, que fez toda a diferença, quando João Pedro, aos nove anos de idade, o alertou, dizendo: “Pai! Se você continuar bebendo, infelizmente não vai chegar a me ver como jogador profissional!”

A partir dessa cobrança do filho, Djalma acordou, parou com a bebida e deu outro rumo em sua trajetória e hoje é o que podemos dizer: Um Campeão na Maratona da Vida!

Texto e foto de Elizabeth Souza Cruz 
(escritora e estudante de jornalismo da UCAM)


Sob a supervisão do professor de fotojornalismo da UCAM de Nova Friburgo, Paulo Toscano, alunos de jornalismo entrevistaram e fotografaram personagens de São Pedro da Serra e Lumiar. Pai zeloso de um futuro jogador de futebol profissional, Djalma  Emerick Poubel abre a série de entrevistas. Na próxima entrevista leia sobre o irreverente cantor Nego Dé.

44,845