sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cantor Nego Dé



Em uma entrevista descontraída, André Henrique de Souza, conhecido como Nego Dé, nos revelou um pouco de sua história e de sua carreira. 
        
A paixão pela música foi herança de seu pai, mas, como teve uma infância humilde, esse amor foi se desenvolvendo graças a Escola de Samba Unidos da Saudade, onde começou a aprender percussão com apenas oito anos. Com o passar dos anos foi aprendendo a tocar violão e bateria.

Próximo de completar 14 anos, Nego Dé foi convidado a fazer parte de uma banda chamada “Frutos da Serra”, atualmente extinta, mas que rendeu muitos frutos.

Há um ano, Nego Dé tem se dedicado a sua carreira solo, fazendo diversas apresentações em São Pedro da Serra e pelo mundo a fora. Mais de 200 cidades tiveram o prazer de apreciar o seu talento; e ele fala cheio de orgulho o lugar que mais gostou de se apresentar: "Para os argentinos a música brasileira é muito valorizada e tem um retorno excelente do público, por esse motivo foi muito gostoso tocar lá”, revelou o músico.

Nego Dé se apropria da letra de Milton Nascimento e determina: “O artista tem que ir onde o povo está...”

 A música que mais gosta de tocar em seus shows é “Jorge da Capadócia” e a mais pedida em suas apresentações, “Olhos Coloridos”, nos revela o irreverente cantor.

Sua carreira acumulou várias experiências musicais como a grande oportunidade de tocar com Cassia Eller e outros nomes da música popular brasileira. A sua principal fonte de inspiração e admiração é o cantor Gilberto Gil.

Para finalizar, perguntamos: qual a maior tristeza e a maior alegria? Como resposta, o cantor surpreende mais uma vez. “Perder nomes importantes da musica brasileira, como Cazuza, Cassia Eller e Renato Russo”. Quanto a maior alegria da musica, respondeu: “Nego Dé”.


45.119



Sob a supervisão do professor de fotojornalismo da UCAM de Nova Friburgo, Paulo Toscano, alunos de jornalismo entrevistaram e fotografaram importantes personagens de São Pedro da Serra e Lumiar. Irreverente e talentoso, o cantor Nego Dé é o símbolo do que há de melhor na música dos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, incorporando, com a raça que lhe é peculiar, o swing da música negra em magníficas apresentações solo (voz e violão) ou especiais como percussionista. Na próxima entrevista, concedida as alunas Tainá Azevedo e Sara Esteves,  leia sobre o poeta louco de Lumiar, Flávio Nascimento.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012