terça-feira, 8 de novembro de 2011

SH - Parte III


Diferente da realidade política das regiões serranas de Nova Friburgo, Franklin Roosevelt, presidente recém-empossado, iniciou projetos de superação da crise que se abatia sobre as áreas rurais do país. O subsídio oferecido para que os proprietários diminuíssem a produção não surtiu o efeito esperado. De um lado, o governo desejava forçar um aumento no preço de algodão pela falta de oferta. Por outro, os proprietários, recebendo para não produzir, decidiram dispensar os serviços dos arrendatários de terra, potencializando a crise.


Para piorar o que já era péssimo, a natureza decidiu dar a sua cota de contribuição para a crise. Um conjunto de tornados, seguidos por tempestades de areia, deram o golpe mais duro e, como resultado, o mais grave desastre social da história dos Estados Unidos.

Aos milhões, colonos e pequenos agricultores, que perderam a capacidade de produzir e gerar renda, eram vistos perambulando, sem destino, pelo Sul e Meio-Oeste do país em uma busca frenética por trabalho e alimento.

Inicia-se, então, um investimento maciço de recursos para aliviar o drama rural. Franklin Roosevelt institui um conselho de notáveis para solucionar o problema. Assim nasce a Farm Security Administration, associado ao departamento encarregado de registrar os esforços do governo, a Seção Histórica.


Nenhum comentário: