quinta-feira, 17 de janeiro de 2013



Arte e tratamento de Paulo Toscano

Em meio a um clima tipicamente boêmio, conhecemos um grande sambista que hoje é denominado "O poeta louco de Lumiar'. Quer saber seu nome? Flavio Nascimento. Artista popular, chegou ao distrito de Nova Friburgo procurando a paz e tranquilidade que apenas  a serra friburguense poderia oferecer.

Flávio é uma figura que tem muito a ensinar e a apresentar. Nasceu em Pernambuco, mas com 14 anos foi morar no Rio de Janeiro. Na capital se tornou professor, iniciando, então, sua carreira de artista popular. O bairro mais boêmio do Rio era a sua casa. Foi na Lapa que seus sambas eram produzidos e aplaudidos. Mas, ele, como dizia Tim Maia, queria sossego. E foi então que o poeta descobriu Lumiar, há 17 anos.

O poeta,  que transformou sua poesia em música, sempre ao lado do seu pandeiro e cigarro de palha, valoriza em seus poemas a sensualidade brasileira, transformadas em músicas que destacam a mulher. Na foto acima, Flávio, se veste com as cores da entidade Zé Pilintra, que está sempre rodeado por mulheres. De acordo com a cultura de umbanda, blusa azul, chapéu de malandro e cigarro de palha.

O artista dedicou sua vida a música e a poesia. Quando questionado sobre como surgiu a vontade de escrever e cantar, respondeu  com um largo sorriso no rosto: “ Resolvi cumprir a missão de fazer a alegria do meu povo com a minha arte, pois Deus me deu esse dom.”


Texto e Fotos: Tainá Azevedo e Sara Esteves


Sob a supervisão do professor de fotojornalismo da UCAM de Nova Friburgo, Paulo Toscano, alunos de jornalismo entrevistaram e fotografaram importantes personagens de São Pedro da Serra e Lumiar. Irrequieto e incansável, Flavio Nascimento, o poeta louco de Lumiar, como ele próprio se define e é conhecido, é escritor, sambista e professor de história. A próxima entrevista, produzida pelo s alunos Vitor Martins e Priscila Hoverneck, você vai saber como é a vida da artista plástica paulista Gisela Bochner em São Pedro da Serra.

45.758

Nenhum comentário: