domingo, 3 de março de 2013

Botafogo surpreende e está na final da TG




O caramujo africano chegou ao Brasil na década de 1980. Como uma alternativa, foi trazido como uma opção mais econômica do escargot. A idéial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Importado clandestinamente, foi criado em fazendas do interior do Paraná. Sem obter sucesso, pelo gosto amargo, foi abandonado, espalhando-se para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras.

Deslocando-se das mais diversas formas, o caramujo africano é visto também nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar (foto em Lumiar).

Para coletar os caramujos, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos. Evitando, assim, o contato da sua secreção com a pele humana. Os caramujos devem ser colocados em sacos plásticos e jogados nos latões dispostos pelo governo municipal ou enterrados com cal virgem. A cal evita a contaminação do solo e do lençol freático. 

O controle do caramujo é a maneira correta para se evitar o surgimento das doenças, a degradação do meio ambiente e as perdas agrícolas.


Nenhum comentário: