sexta-feira, 27 de maio de 2011




O professor de música da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, Maurício Barreto, foi demitido, na tarde desta quinta-feira, pela conselheira Deide Mozer na sede da instituição, em Lumiar. A decisão, que foi tomada na frente dos alunos da oficina de percussão, surpreendeu a todos que esperavam uma explicação para o cancelamento das atividades desta quinta-feira. Os alunos tiveram que estudar ao ar livre (foto). Entretanto, após uma reunião a portas fechadas, que durou cerca de duas horas, os dirigentes da instituição musical decidiram pela manutenção do professor.

A crise, que se instalou na Euterpe Lumiarense, teria origem, segundo informações, no pedido feito pelo professor à vice-presidente da instituição, Sandra Costa, de confecção de um certificado de participação da aluna, do núcleo de percussão, Ana Dias na apresentação da Banda da Euterpe Lumiarense, realizada em abril, no coreto da Praça de Lumiar. A aluna teria sido preterida em relação aos alunos de outros núcleos que receberam o documento. Após as explicações e pedidos de desculpas a aluna recebeu o certificado. Veja mais no http://www.altodepagina.blogspot.com/.

Neste sábado, 28 de maio, a tradicional RODA DE SAMBA, comandada por Ezequiel do cavaco, traz como atração a partideira MARCIA MOURA, diretamente da Estação Primeira de Mangueira. O samba começa a partir das 20:00 horas no Restaurante Estação Glória, no Estrela, em São Pedro da Serra. 

4 comentários:

Cláudio Caldas disse...

Olá, conheci a região em 1984 e sempre vi a Sociedade musical sempre fechada... Fiquei feliz com a possibilidade da criação do distrito cultural de Lumiar e com a boa notícia de reabertura das atividades da sociedade musical com atividades coordenadas pelo maestro Maurício Barreto, que é um músico da mais alta competência, morador da região, identificado com as características e conhecedor das peculiaridades humanas e culturais da região. Parbéns Lumiar e Maurício. Com esta acertada política, Lumiar e região poderá crescer e atrair recursos através de sua verdadeira vocação turística e cultural!

bragacelia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bragacelia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bragacelia disse...

Conheci o professor à pouco tempo, embora ja tenha apreciado seu trabalho quando visitei o Brasil em 2007. Gostei tanto de seu repertorio musical, que o acompanhei no "Encontro de Chorinho" e resolvi fazer aula de Percussão com ele na Smel e agora estou entrando também para aprender o Bandolim na Escola de Musica Livre sobre sua direção.
Aproveito e deixo aqui o links de um video que os alunos dele preparou. Compartilho aqui, para quem quizer ver sua trajetoria na Smel em 2010 e 2011. Parabéns professor pela sua valorização do Núcleo de Percussão, pois é a Alma pulsante de uma banda. Em pouquíssimo tempo de trabalho teve sua representante Ana Dias que correspondeu com brilhantismo e competência na reestréia da banda Smel, apos 40 anos. Apesar dos pesares, esta ai o resultado de seu trabalho. Integração dos alunos da banda, grupo de Choro e dos Sanfoneiros da Serra, juntos.
Nunca vi tanta vida na Euterpe como nos ultimos meses, é a força da musica que une as pessoas pelo mundo a fora . Agradeço, aos colegas, ao professor e a Euterpe, pois foi lindo vivênciar com todos esta experiência.
http://www.youtube.com/watch?v=1Vp1P5TJu2I