sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tradição Histórica de Cuba






As tradições culturais de um país ajudam, de forma indelével, a construir a personalidade e o orgulho de um povo. Definido nas suas tradições históricas, Cuba preserva suas memórias e dá respaldo a consciência política, permitindo, assim, a abrangência e o reconhecimento internacional quando o assunto é a crítica ao sistema. Veja como se destacou a blogueira Yoani Sánches. Notoriedade que dificilmente alcançaria um crítico ao regime brasileiro.

 O famoso “canhonaço”,  evento que acontece todos os dias no forte de Habana, é motivo de orgulho para os cubanos.  Dotado de um museu arqueológico, onde se pode visitar a sala de comandância em que Che Guevara despachou na chegada dos revolucionários, a fortaleza, de colonização ibérica, inicia o evento às 20:40 horas. Cerca de cinquenta jovens, com suas indumentárias típicas de soldados do século XIX, desfilam com armas e, ao som das típicas batidas militares, de tambores e trompetes, dão origem a encenação secular, lembrando a guerra da Independência, declarada em 10 de outubro de 1898.

Os soldados marcham a um ponto mais elevado do forte, com vista para Habana, e, obedecendo a um protocolo iniciado em meados do século XVIII, encenam a explosão de um canhão. Após os aplausos do público, constituído em sua maioria por turistas, a marcha militar retorna pelo mesmo caminho, pondo um ponto final ao evento. O ingresso para o canhonaço, que é repetido diariamente, exceto em dias chuvosos, custa $ 5 pesos convertidos para o turista, cerca de R$ 21 reais.

Nenhum comentário: